sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Clipe-Propaganda ou Propaganda-Clipe?

Será que os Asteroids pegaram o comercial da Heineken e fizeram um clipe ou a Heineken pegou o clipe do The Asteroids e fez um comercial?


    Na verdade, a música "Golden Age" foi regravada pela banda dinamarquesa especialmente para a campanha da cerveja, que patrocina a copa da UEFA, entre outros campeonatos esportivos, além de ser a nova queridinha de Hollywood, aparecendo mais que Coca Cola nos filmes, como se pode conferir exaustivamente em longas como "O noivo da minha melhor amiga".

 
 
    Apesar de ser uma campanha publicitária, o clipe The Asteroids Galaxy Tour promoveu a banda e se tornou hit na web. Tanto que o sexteto participou do Rock in Rio, já no primeiro dia, agitando o público do palco Sunset ao lado da banda portuguesa The Gift
O grupo, formado em 2008, faz um rock alternativo baseado no soul inglês da década de 1960 e é uma grande "garota propaganda" da Heineken.


    A peça foi criada pela agência holandesa Wieden + Kennedy, e, segundo site oficial da Heineken (www.heinekenbrasil.com.br) a ideia era mostrar um suposto herói que chega a uma festa e encontra pelo caminho diversas personagens inusitadas, que de supostos inimigos, como um lutador de kung fu, um pirata e um personagem de filme de faroeste, se mostram camaradas do sujeito que faz grandes peripécias de gente cool até chegar ao palco e começar a tocar uma flauta com o The Ateroids, a música Golden Age, trilha de toda a peça.
    Resumindo, "The Golden Age" é um filme publicitário; uma propaganda que virou clipe, ou que sempre intencionou ser as duas coisas, sem que fosse possível distinguir o que realmente é.